Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3198

Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMIMPACTO POSITIVO DO PCNA-UFPA NO PERFIL ACADÊMICO DOS SEUS MONITORES-VOLUNTÁRIOS;

Mellina Modesto Lisboa, Leonardo Ribeiro Lima Damasceno, Lukas Ribeiro Moura de Sousa, thatianne maria frota valente, ALEXANDRE GUIMARÃES RODRIGUES;

COBENGE20

[46] 11. Programas Especiais

[167] 11.4. Monitorias 

É evidente a importância da monitoria para o desenvolvimento acadêmico de um estudante de ensino superior, seja do discente assistido ou do facilitador. Essa afirmativa pode ser conferida em iniciativas como o Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem (PCNA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) - uma proposta voltada à redução dos índices de reprovação e de evasão nos cursos de engenharia. O Programa conta com a contribuição de monitores bolsistas e monitores voluntários para realização de suas atividades, atuando este segundo grupo no auxílio dos bolsistas. Os benefícios provindos dessa atuação são inúmeros, tais como a aquisição de experiências acadêmicas, que estão relacionadas às melhorias de atividades em grupo e na tomada de decisões importantes, por exemplo. Em vista disso, o presente artigo tem como finalidade analisar, por meio de um questionário, a influência do PCNA no perfil acadêmico e na escolha do magistério, como profissão, dos seus voluntários.

Atividade Voluntária. Monitor. Monitoria. PCNA. Perfil Acadêmico.
Voltar