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ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA COM ÊNFASE EM ENERGIA E AUTOMAÇÃO ELÉTRICAS DA EPUSP FRENTE AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES DE ENGENHARIA;

Marcos Jolbert Cáceres Azambuja, Jose Aquiles Baesso Grimoni, Osvaldo Shigueru Nakao;
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COBENGE20

[37] 02. As novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Engenharia

[128] 02.1. Implantação ou implementação das novas DCNs nos cursos

Este artigo apresenta uma análise do projeto pedagógico do curso de engenharia elétrica com ênfase em energia e automação elétricas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em relação as novas diretrizes curriculares de engenharia aprovadas em abril de 2019. A análise foi feita comparando os itens mínimos propostos nas diretrizes e os itens propostos no projeto pedagógico do curso de maneira crítica visando detectar pontos atendidos e pontos incompletos e que necessitam uma revisão e readequação. As novas diretrizes promulgadas pelo Ministério de Educação, como as de 2002, são centradas no desenvolvimento de competências e exigem que os projetos pedagógicos explicitem como elas são desenvolvidas e reforçadas e como são avaliadas durante o curso nas disciplinas. Há um forte incentivo ao uso de novas situações de ensino e aprendizagem e o uso de ambientes adequados que privilegiem estratégias ativas, onde os alunos são o centro do processo. A maior interação da universidade com a sociedade e seus diversos agentes, como o governo nas suas várias instâncias, com as empresas, organizações não governamentais, é incentivada no oferecimento de estágios e na proposta de trazer os problemas do mundo real para debate e busca de soluções. O número mínimo de horas de estágio de 180 horas foi mantido e a exigência de um projeto final de curso também foi mantida nestas novas diretrizes. Como conclusão do trabalho são discutidas propostas de alteração no projeto pedagógico do curso para adequá-lo as novas diretrizes do curso de engenharia.

Projeto Pedagógico de Curso (PPC), Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), Engenharia, Ensino, Aprendizagem.
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