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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUTILIZAÇÃO DO GOOGLE FORMS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA-PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE FLUXOGRAMAS DE ENGENHARIA DE TUBULAÇÃO E INSTRUMENTAÇÃO (P&ID);

João Paulo da Silva Queiroz Menezes, Roberto Bentes de Carvalho;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[142] 05.3. Avaliação de ensino e aprendizagem 

A adoção de estratégias ativas de ensino é recomendada pelas novas diretrizes curriculares para os cursos de engenharia. Nesse sentido, o avanço da tecnologia possibilita a utilização de novas ferramentas e aplicativos pedagógicos para intensificar o processo de aprendizagem. Nesse trabalho, a plataforma Google Forms foi utilizada para elaboração de formulários sobre o aprendizado dos alunos de Projeto de Processos Químicos, disciplina dedicada a elaboração de Projetos de Engenharia em Equipe. Os tópicos escolhidos para serem avaliados foram os desenhos de engenharia, mais especificamente os Fluxogramas de Engenharia de Tubulação e Instrumentação (P&ID), devido ao seu maior nível de complexidade e detalhamento. Foram elaborados dois Formulários e aplicados na turma de 2020.1, composta de 11 alunos. O primeiro, contendo doze perguntas de múltipla escolha, foi sobre as diferentes áreas e conectores do P&ID e o segundo, contendo dezesseis perguntas de verdadeiro ou falso, foi sobre a representação completa no P&ID da malha de controle especifica de temperatura via válvula de controle. A utilização da ferramenta apresentou resultados promissores e uma boa aceitação por parte dos alunos, devido a sua interface gráfica simples e devido à variedade de funções disponíveis para o docente, incluindo a importação de recursos multimídia e a apresentação de resultado estatístico detalhado das respostas. As médias de acertos dos formulários foram de 97,0 e 93,2 %, respectivamente, indicando que os alunos estão habilitados previamente para construção do P&ID do Projeto de Engenharia em equipe.

P&ID. Google Forms. Metodologia Ativa.
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