Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3193

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMVIABILIDADE DO GOOGLE MEET EM AULAS REMOTAS;

Tiago Bezerra Marinho, Rafael Souza Lemos, Abrahão Lucas Barboza Nunes, Antônio César Bezerra Silva, Daniel do Nascimento e Sá Cavalcante;

COBENGE20

[41] 06. Educação a Distância e Formação Mediada por Tecnologia

[144] 06.1. Formação mediada por tecnologia 

Com a pandemia de Covid-19, em 2020 o mundo teve que se adaptar e lidar com um "novo normal". Na área de educação, não foi diferente - várias instituições de ensino ao redor do mundo tiveram que mudar a forma como desenvolviam suas atividades. O ensino no formato de Educação a Distância (EaD) tem uma estrutura bem definida e, para ele, estudantes precisam estar preparados, e docentes precisam estar capacitados para o escopo. Não havendo tempo ou a infraestrutura necessária para se adaptar à EaD, docentes têm optado por aulas remotas, utilizando ferramentas como Skype, Zoom, Discord, Youtube, Instagram e Google Meet. Este trabalho apresenta uma análise de viabilidade do uso do Google Meet como ferramenta para aulas remotas, mostrando suas características, vantagens e desvantagens enquanto plataforma de comunicação de áudio e vídeo sendo usada para fins didáticos. Desenvolvemos um ciclo de aulas e eventos on line, pelo Google Meet, e em seguida aplicamos um questionário semiestruturado com 77 participantes. Como resultados, detectamos uma alta satisfação dos usuários, onde 89,61% avaliam a interface como amigável, 96,10% consideram o recurso de gravação da aula útil e 88,31% consideram o compartilhamento de tela um recurso importante. Além disso, ao compararmos com outras ferramentas, o Google Meet foi o melhor qualificado com 97,4% de satisfação, seguido pelo Youtube Live com 67,53%.

Google Meet. Ensino Remoto. Aulas remotas. Ensino a Distância
Voltar