3192
IDENTIFICAÇÃO DE PERFIL DE RISCO DE VULNERABILIDADE ACADÊMICA NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS;
YANNA PATRIOTA DE SOUZA SIQUEIRA, GABRIELA SILVEIRA DE AZEVEDO, MATEUS FELIPE MARQUES DE OLIVEIRA, ROBERTO BARBOSA DOS SANTOS;
COBENGE20
[43] 08. Acolhimento de Ingressantes e Acompanhamento de Egressos
[151] 08.1. Perfil do ingressante
Mediante um cenário de evasão constante por parte dos alunos do ensino superior, o que é uma realidade nos cursos de Engenharia Civil, atrelado a um baixo desempenho acadêmico no decorrer do curso, debate-se acerca de perfis de risco, de um conjunto de alunos mais propícios a essa problemática. A partir de estudos, identificou-se um perfil de vulnerabilidade acadêmica: os estudantes ingressantes no segundo semestre letivo do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Alagoas. Por meio de testes estatísticos, levantou-se possíveis causas dessa vulnerabilidade, às quais estão ligadas de forma direta com a entrada tardia de discentes no ensino superior. Causas essas que precedem de uma base escolar precária juntamente com uma falta de suporte a esses alunos. Diante desse cenário, propõe-se soluções viáveis e práticas com o apoio direto da unidade acadêmica atrelado a grupos discentes da própria universidade.
Vulnerabilidade. Evasão. Desempenho. Acadêmico(a). Estatística.