Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3191

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPREOCUPAÇÕES INERENTES NA APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NAS GRADUAÇÕES EM ENGENHARIA;

Rogério Bastos Quirino, Gilmar Barreto, JOSE TARCISIO FRANCO DE CAMARGO;

COBENGE20

[36] 01. Os desafios para formar hoje o engenheiro do amanhã

[127] 01.1. Pesquisa ou estudos para prospecção de novos formatos de cursos

A demanda por profissionais das áreas de engenharia vem adquirindo novos contornos nos últimos anos e especialmente com as implantações das novas DCNs e os recentes avanços nas tecnologias digitais, com reflexos diretos na formação universitária desses futuros profissionais. Envolvidas nesse contexto, estão as tendências como a hiper conectividade, as atividades virtuais e a maior inserção de tecnologia e digitalização no cotidiano, que se intensificaram com força na pandemia vigente da covid-19, incorporando juntamente a implantação das metodologias ativas consensual e imperativa, vêm impulsionando avanços, novos desafios, inéditas possibilidades de aperfeiçoamento de ensino-aprendizagem, trabalho e estudo, mas também ainda demandando muitas reflexões. Baseado neste cenário vigente, este trabalho procura discutir sobre os problemas intrínsecos da estruturação de aulas a partir de modelos de currículos flexíveis com integração das disciplinas, projetos integradores, e principalmente, das metodologias ativas que tiram o foco do professor e dão mais autonomia aos alunos, ressaltando predominantemente os aspectos raramente explicitados na literatura do que deveria de fato constituir o núcleo da metodologia ativa, ou seja, o real exercício da docência em filosofia no sentido estrito da palavra, escopo e olhar por vários prismas do conteúdo das disciplinas e relações interdisciplinares na construção, maturação e real absorção e utilização do conhecimento, independentemente da metodologia ativa utilizada. Cabe ressaltar que pouco ou nenhum empenho e reconhecimento da necessidade dessa discussão pontual importantíssima, meramente deslocará o problema já existente na metodologia tradicional às metodologias em voga.

Metodologia Ativa. Sistemas 4.0. Taxonomia de Bloom. Ensino de Engenharia.
Voltar