Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3186

APRENDIZAGEM ATIVA PARA UMA FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS;

Alessandro Mattedi, Tiara Rodrigues Smarssaro de Freitas, Roberta Lima Gomes;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

As metodologias de aprendizagem ativa são imprescindíveis para a formação por competências, pois permitem trabalhar de forma mais efetiva aspectos de aprendizado de conteúdos, habilidades e atitudes (CHA). No intuito de promover uma formação adequada dos estudantes, conceitos e experiências tem sido debatidos e apresentados na literatura. Buscando apresentar de forma objetiva os aspectos que envolvem o desenvolvimento das competências almejadas, este artigo traz uma síntese dos principais métodos de aprendizagem ativa que têm sido empregados nas escolas de engenharias. São também apresentados os pressupostos teóricos que embasam as metodologias, bem como quais objetivos pedagógicos são alcançados. Um estudo de caso aplicado à disciplina de Análise e Modelagem de Sistemas Dinâmicos seguindo uma abordagem de Sala de Aula Invertida é apresentado.

formação por competências, metodologias ativas, metodologias de aprendizagem ativa, educação em engenharia
Voltar