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Artigo


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Implantação da gamificação como alternativa para melhor engajamento estudantil;

MARIA EDUARDA PEREIRA LIMA, ERICK FERNANDES PERROTTI, GUILHERME HENRIQUE DE OLIVEIRA, WALLACE HENRIQUE DE CASTRO;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

Tendo em vista a realidade conturbada da educação no brasil, evidenciada pela baixa qualidade de ensino, desigualdade, além de acentuada evasão escolar, o projeto de gamificação do ensino foi elaborado. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma metodologia ativa dentro de um jogo, a fim de possibilitar um ensino mais atrativo em termos de dinamicidade e competitividade, e por conseguinte melhorar o engajamento e qualidade de aprendizagem por meio de recursos viáveis economicamente. A metodologia foi baseada na análise dos aspectos subjetivos do cenário educacional brasileiro, em reuniões com docentes e discentes, e na implantação do projeto do jogo nas escolas públicas e particulares do ensino fundamental 2. Devido ao isolamento social não foi possível a realização de testes nos ambientes escolares, porém os alunos e professores entrevistados reagiram positivamente ao impacto do uso do jogo no ensino, que além de impulsionar o interesse do aluno pela aprendizagem, por meio da competitividade atrelada ao entretenimento, reforça o conteúdo passado de maneira tradicional das aulas, por meio das questões; instiga o conhecimento autônomo do aluno, a partir da elaboração das definições por parte dele mesmo e desenvolver a interatividade e a tomada de decisões em grupo.

Gamificação, Educação
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