3184
ENSINO DE ENGENHARIA NA MODALIDADE REMOTA: A ADAPTAÇÃO DA DISCIPLINA DE SANEAMENTO BÁSICO E AMBIENTAL I;
PAULA NOBRE DE ANDRADE;
COBENGE20
[41] 06. Educação a Distância e Formação Mediada por Tecnologia
[144] 06.1. Formação mediada por tecnologia
As novas diretrizes curriculares para o ensino de engenharia introduziram mudanças necessárias no sistema de ensino e aprendizagem dessa área. O isolamento social ocasionado pela pandemia da COVID-19 forçou a adaptação da educação a novas metodologias de forma abrupta e inesperada. O objetivo desse trabalho foi relatar como funcionou a experiência da transição da modalidade de ensino, que passou de presencial para ensino remoto, na disciplina de Saneamento Básico e Ambiental I do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). A disciplina foi ministrada no mesmo horário da modalidade presencial com o uso de ferramentas digitais como Google Meet e Moodle. Constatou-se que o resultado do desenvolvimento da disciplina foi satisfatório, pois foi cumprido 100% da ementa e obteve-se a aprovação de 96% dos alunos.
Ensino Remoto. Ensino por competências. Moodle.