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GÊNERO E EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DOS CURSOS DE ENGENHARIA DO CEFET/RJ;

Marcella Ferreira Soares, Barbara Candreva Palumbo de Freitas, Anna Regina Corbo, Dayse Haime Pastore;

COBENGE20

[42] 07. Formação

[149] 07.3. Gênero, Inclusão, Diversidade e Pluralidade 

O ambiente da educacional em cursos de ciências exatas, particularmente em engenharia, se diferencia em questões de gênero de outros cursos superiores, uma vez que este é normalmente marcado pela predominância do sexo masculino. Nesse contexto, esse artigo se propõe a identificar possíveis tendências e circunstâncias desiguais relativo a gênero no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ). O estudo foi realizado a partir de um levantamento quantitativo da entrada, formatura e evasão de alunos que se matricularam nos cursos de engenharia no período de 2000 a 2013. A datar de análise estatística dos dados brutos, plotou-se planilhas e gráficos a partir dos cálculos percentuais relativos aos dados para elaborar uma consolidação do cenário em questão. O estudo trouxe discussões qualitativas com base no total de entrada de alunos, taxa relativa de permanência e de concluintes nos cursos de engenharia, todos com recorte de gênero. Esta pesquisa visa gerar informações para o planejamento institucional e para formulação de políticas de ingresso e permanência de mulheres nas IES, contribuindo para formação de um debate visando encontrar explicações para tendências apresentadas nos cursos de graduação do Cefet/RJ.

Gênero. Educação em Engenharia. Evasão.
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