Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3177

JOGO EMPRESARIAL NA PERSPECTIVA DO ENSINO-APRENDIZAGEM: APLICAÇÃO DO BEER GAME;

Marianna Cruz Campos Pontarolo, Rayane Cabral da Silva, Letícia Soares Teixeira de Souza, Christiane Lopes dos Santos, Rosineide Luzia Avelino da Silva;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[141] 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem 

Os jogos empresariais são utilizados no ensino com o objetivo de simular um ambiente de negócios, com o intuito de relacionar os conceitos de uma aula teórica com um problema real em um ambiente controlado. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar a capacidade técnica em termos de tomada de decisão, trabalho em grupo e domínio de conceitos dos discentes em relação ao gerenciamento da cadeia de suprimentos, por meio da aplicação do Beer Game como elemento avaliativo dentro de uma disciplina e em eventos, como uma oficina. Observou-se que essa prática dentro do planejamento da disciplina é um meio para consolidar de forma dinâmica e centrada no aluno, o que foi aprendido. E em eventos, possibilita expor ao aluno o impacto das tomadas de decisão não apenas em sua empresa, mas em toda a cadeia. Para mais de 61,54% dos participantes da pesquisa, o jogo reflete totalmente ou quase totalmente a tomada de decisão em situação real, integração com outras disciplinas, resolução de problemas, raciocínio lógico, senso crítico, trabalho em equipe e aprendizado de conceitos importantes como "cadeia de suprimentos", "efeito chicote" e "logística".

Jogos empresariais. Beer Game. Logística. Cadeia de Suprimentos.
Voltar