3176
O ENSINO DE ENGENHARIA COMO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E AS CONSEQUÊNCIAS DOS PROBLEMAS NO ENSINO E POSTURA DOCENTE;
LEON VALE LOBO, LOHAMEKY GOMES ALVES;
COBENGE20
[45] 10. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia
[161] 10.1. Instrumentos e processos de avaliação
As engenharias apresentam sintomas de um ensino que não condiz com seu caráter tecnológico, é possível perceber um déficit no aprendizado de certas competências de fundamental importância para um engenheiro e, a partir destas, fazer análises sobre de que forma os alunos estariam sendo prejudicados e quais as consequências de tais problemas. Contudo, problemas com os assuntos ensinados talvez tenham raízes naqueles que os ensinam. Os hábitos ruins que um docente pode ter e suas implicações na formação do aluno são de interesse deste artigo que visa fazer pontuações e reflexões sobre a relação docente-discente e de que forma o ensino serve como ponto de interação entre os pares, a partir de experiências relatadas pelos discentes das graduações de engenharia da Universidade Federal do Pará.
Metodologias de ensino. Papel do docente. Conhecimentos aplicados. Ensino de competências. Vivências discente.