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IMPLANTAÇÃO DE BIM NA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA;

Victor Hugo Santos de Oliveira, Klaussen Prestes Paim, Klaus Machado Theisen;

COBENGE20

[36] 01. Os desafios para formar hoje o engenheiro do amanhã

[127] 01.1. Pesquisa ou estudos para prospecção de novos formatos de cursos

A metodologia BIM vem se destacando pela sua praticidade e ganhos, tanto em valor quanto em tempo de planejamento, no desenvolvimento de projetos em construção civil. Sendo uma competência requerida por grandes empresas da área e pelo poder público, a implementação do ensino de tal metodologia durante a graduação se torna mais do que necessária para a formação de engenheiros civis qualificados e capazes de poderem atuar com as ferramentas tecnológicas mais adequadas a seu dispor, otimizando os processos intrínsecos a profissão. Com a proposta de inserir o BIM no currículo da graduação em engenharia civil da Universidade Federal de Pelotas, investigou-se entre a comunidade do curso suas considerações sobre a metodologia. Ao comparar com o corpo docente, os alunos já possuíam mais familiaridade com os conceitos de BIM, provavelmente por interagirem com maior intensidade com o mercado de trabalho. Toda a comunidade acadêmica do curso concordou que o ensino de BIM é competência relevante para a formação dos alunos, além da votação unânime entre os discentes pela opção de ter o BIM abordado em aula. A maioria dos professores se mostraram positivos a se qualificarem para ministrar aulas sobre a metodologia. A comunidade acadêmica preferiu que o BIM fosse abordado ao longo da graduação, em diversas matérias. Enfatiza-se a necessidade de capacitação e apoio do corpo docente para a implementação bem sucedida da metodologia, sendo estes os que possuem a capacidade de atualizar o currículo do curso e engajar o restante da comunidade.

BIM, implementação, currículo.
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