3172
FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS PARA A INDÚSTRIA 4.0;
ALINE EURICH DA SILVA, ELIS REGINA DUARTE, GABRIELA GUILOW;
COBENGE20
[36] 01. Os desafios para formar hoje o engenheiro do amanhã
[127] 01.1. Pesquisa ou estudos para prospecção de novos formatos de cursos
Com a recém Revolução Industrial 4.0 tornou-se necessária a atualização não somente dos meios de produção, mas também dos trabalhadores. Um novo perfil profissional vem revelando a necessidade de adquirir novas capacidades, para isso o seguinte projeto foi criado. Este projeto trata da importância da educação empreendedora ao relacionar problemas reais de uma indústria e a aptidão de desenvolver habilidades para a indústria 4.0. Em média quinze alunos de diferentes cursos participaram de encontros semanais para desenvolver novas competências, e ao final de cada dinâmica um formulário era respondido para análise do autodesenvolvimento dos participantes. Como resultado todos os acadêmicos que permaneceram até o fim do projeto relataram, através dos formulários, que puderam aperfeiçoar algumas competências técnicas e aprender novas habilidades subjetivas, como inovação, comunicação e trabalho em equipe.
Indústria 4.0. Engenharia. Educação empreendedora. Habilidades subjetivas. Habilidades técnicas.