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Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMBANCADA DIDÁTICA PARA ANÁLISE DE SISTEMAS SUBMETIDOS À VIBRAÇÕES HARMÔNICAS ORIUNDAS DE UM SISTEMA CAME-SEGUIDOR;

Paula Frassinetti Cavalcante, Vladimir Topázio Barbosa, Jayann Ismar Lira Almeida, Thiago Lima Carneiro;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

As dificuldades em implementar práticas pedagógicas nas disciplinas profissionalizantes dos cursos de engenharia, levam a diversos obstáculos no aprendizado em sala de aula. Dificuldades de recursos nas instituições demandam cada vez mais práticas pedagógicas de ensino inovadoras que, aliadas a utilização de recursos tecnológicos de baixo custo, enriquecem o ensino e aprendizado em sala de aula. Logo, o desenvolvimento de equipamentos de baixo custo, que auxiliam na realização das atividades práticas nas disciplinas, facilita a absorção dos conceitos e aproxima o aluno de novas tecnologias utilizadas no mercado de trabalho. Portanto, este artigo apresenta o desenvolvimento de uma bancada didática para análise de vibração de um sistema constituído de uma viga em balanço, onde o excitador de vibração no sistema é representado por um came radial de face plana que exerce uma força de excitação harmônica na extremidade livre da viga. O projeto envolve várias etapas como a implementação de um sistema firmware de controle de frequência e desenvolvimento de rotinas para aquisição de dados e processamento dos sinais oriundos da bancada, utilizando o software labview. A partir dos dados experimentais foi possível determinar as acelerações em cada ponto da viga, comparando os resultados experimentais com os resultados teóricos obtidos a partir da modelagem matemática da mesma. Como resultado final, o modelo da bancada apresenta-se como uma ferramenta de ensino importante no apoio e suporte às disciplinas de vibrações e mecanismos, proporcionando ao aluno absorção de conceitos de vibrações e projetos de máquinas.

Mecanismos, Came Seguidor, análise de vibrações, Aquisição de dados.
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