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Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMBANCADA DIDÁTICA PARA ANÁLISE DE SISTEMAS SUBMETIDOS À VIBRAÇÕES HARMÔNICAS ORIUNDAS DE UM SISTEMA CAME-SEGUIDOR;
PAULA FRASSINETTI CAVALCANTE, VLADIMIR TOP?ZIO BARBOSA, JAYANN ISMAR LIRA ALMEIDA, THIAGO LIMA CARNEIRO;
As dificuldades em implementar práticas pedagógicas nas disciplinas
profissionalizantes dos cursos de engenharia, levam a diversos obstáculos no aprendizado em
sala de aula. Dificuldades de recursos nas instituições demandam cada vez mais práticas
pedagógicas de ensino inovadoras que, aliadas a utilização de recursos tecnológicos de baixo
custo, enriquecem o ensino e aprendizado em sala de aula. Logo, o desenvolvimento de
equipamentos de baixo custo, que auxiliam na realização das atividades práticas nas
disciplinas, facilita a absorção dos conceitos e aproxima o aluno de novas tecnologias
utilizadas no mercado de trabalho. Portanto, este artigo apresenta o desenvolvimento de uma
bancada didática para análise de vibração de um sistema constituído de uma viga em balanço,
onde o excitador de vibração no sistema é representado por um came radial de face plana que
exerce uma força de excitação harmônica na extremidade livre da viga. O projeto envolve
várias etapas como a implementação de um sistema firmware de controle de frequência e
desenvolvimento de rotinas para aquisição de dados e processamento dos sinais oriundos da
bancada, utilizando o software labview. A partir dos dados experimentais foi possível
determinar as acelerações em cada ponto da viga, comparando os resultados experimentais
com os resultados teóricos obtidos a partir da modelagem matemática da mesma. Como
resultado final, o modelo da bancada apresenta-se como uma ferramenta de ensino importante
no apoio e suporte às disciplinas de vibrações e mecanismos, proporcionando ao aluno
absorção de conceitos de vibrações e projetos de máquinas.
Mecanismos, Came Seguidor, análise de vibrações, Aquisição de dados.