Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


317

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMQuem quer ser professor: Verificação do interesse de alunos dos cursos de Engenharia do CEFET-MG pela profissão docente;

Luan Ribeiro Braga, Eduardo Campêlo Fonseca, Virginia Aparecida Ramos Filgueiras, José Antônio Pinto;

COBENGE17

[4] 04. Formação Pedagógica dos Professores de Engenharia e de Tecnologia

[13] 04.1. Iniciativas de formação

O presente trabalho dá continuidade a uma pesquisa feita em 2016 através da qual se diagnosticou o interesse pela profissão docente por parte dos alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação da Unidade Leopoldina do CEFET-MG. Atualmente, a pesquisa tem como informantes alunos dos quatro Cursos de Engenharia do Campus II do CEFET-MG em Belo Horizonte, permanecendo como objetivo principal o diagnóstico do interesse dos alunos de Engenharia pela profissão docente. Esperava-se que um percentual elevado de alunos teria tal interesse. Utilizou-se um questionário com respostas múltiplas em que cada aluno manifestou, numa escala de 0 a 8, seu interesse pela profissão docente dentro de alguns cenários. Para tratar os dados, foram agrupados os valores numéricos das manifestações dos alunos em três grupos: muito, médio e pouco interesse. Nos resultados, constatou-se que um percentual significativo dos alunos tem muito interesse em atuar como professores, principalmente na educação superior. Verificou-se também o interesse desses alunos pela atuação como docente em diversas áreas de formação de seus respectivos cursos.

Formação de professores, Formação de professores nas áreas tecnológicas, Interesse pela profissão docente.
Voltar