Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3169

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMETODOLOGIA PBL COMO ALTERNATIVA PARA VIABILIDADE DO ENSINO NO CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19;

Luamim Sales Tapajós, Valquíria Santana da Silva, Ronne Clayton de Castro Gonçalves, Fabiano Hector Lira Muller, Andryo Henrique Freitas da Silva;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[141] 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem 

Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre a utilização da metodologia PBL em cursos de Engenharia Civil, assim como traz um contexto do próprio curso de Engenharia Civil no município de Itaituba-PA, para possibilitar melhor compreensão nos desafios envolvidos para adoção desta ferramenta nessa realidade. O objetivo principal deste trabalho se concentra na adoção do PBL como alternativa para continuidade do ensino no contexto da pandemia pela Covid-19, assim como a possibilidade e os desafios para utilização desse método dentro dos cursos de Engenharia Civil ofertados no município de Itaituba. Para obtenção dos resultados, foram realizadas ações envolvendo duas IES, por meio da produção de totens para álcool em gel, de modo que possibilitasse o desenvolvimento dos trabalhos pelos alunos das duas instituições, gerando um produto para a sociedade. Concluiu-se que a metodologia PBL é uma ferramenta eficiente para possibilitar um ensino de qualidade no contexto de pandemia e pós-pandemia e que, apesar dos desafios, é possível utilizá-la nos dentro dos cursos estudados.

Metodologia PBL. Engenharia Civil. Pandemia. Itaituba.
Voltar