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AS BOLSAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA FORMAÇÃO EM ENGENHARIA: O CASO DO CEFET/RJ;

Thiago Tavares de Barros, Cristina Gomes de Souza;

COBENGE20

[46] 11. Programas Especiais

[168] 11.5. Assemelhados 

Nas últimas décadas foram estabelecidas diversas políticas a fim de expandir o ensino superior no país e a democratização do acesso nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Apesar do aumento do número de vagas, as altas taxas de evasão continuam a ser um desafio para formação em engenharia. Com o propósito de minimizar as desigualdades sociais e proporcionar condições de permanência nas IFES, foi criado o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Diante desse cenário, o presente trabalho tem por objetivo descrever a evolução das ações e regulamentações voltadas para a assistência estudantil no Brasil e apresentar dados da implantação do PNAES no tocante às bolsas concedidas para alunos dos diversos cursos de Engenharia do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Trata-se de um estudo descritivo que foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e levantamento de dados. Os resultados mostram a distribuição das bolsas de assistência estudantil considerando a modalidade do curso, gênero e etnia declarada. Espera-se que esse trabalho possa contribuir para estimular reflexões, ampliar discussões e promover maior sensibilização quanto à importância e necessidade do fortalecimento das políticas de assistência estudantil como mecanismo para reduzir a evasão nos cursos de engenharia.

Assistência estudantil. PNAES. Formação em engenharia.
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