Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3166

ESTRATÉGIAS DE ENSINO REMOTO E A COMPARAÇÃO COM O ENSINO PRESENCIAL NA ÁREA DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES;

BRUNO CAVALCANTE MOTA, FRANCISCO HEBER LACERDA DE OLIVEIRA, SUELLY HELENA DE ARAÚJO BARROSO;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

Em decorrência da emergente pandemia do novo Coronavírus, Instituições de Ensino Superior do Brasil e do mundo precisaram se reinventar para continuar a missão educacional. Nesse sentido, a Universidade Federal do Ceará (UFC) desenvolveu o Plano Pedagógico de Emergência para, inicialmente, definir as bases de estudos de discentes e de trabalho docente para retomada das atividades. Inserida na grade curricular do curso de Engenharia Civil da UFC, a disciplina de Projeto e Construção da Superestrutura Viária (PCSV) foi retomada de forma remota para duas turmas em junho de 2020. Dessa forma, o objetivo deste artigo é abordar as estratégias de ensino remoto adotadas em PCSV, comparando os resultados da primeira metade da disciplina, desenvolvida em 2020, com os de anos anteriores (2017, 2018 e 2019), nos quais foram desenvolvidas apenas atividades presenciais. Os resultados mostram que, no geral, a média da primeira avaliação parcial melhorou com o ensino remoto quando comparada com as aplicações presenciais.

Aulas remotas, Aulas presenciais, Engenharia Civil
Voltar