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Artigo


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DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA AUTOMATIZADO PARA FINS DIDÁTICOS MULTIDISCIPLINAR;

Heuler Andrade Silva, Gustavo Lobato Campos, Gabriel Gomes Oliveira Melo, ANA PAULA LIMA DOS SANTOS;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[143] 05.4. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade 

A busca por sistemas auxiliares de ensino tem se tornado importante para o desenvolvimento dos alunos, principalmente quando esses métodos são relacionadas ou implicam na reprodução em escala reduzida de um processo industrial, tudo para garantir que o aluno possa colocar em prática o conteúdo aprendido em disciplinas, contribuindo para seu acesso ao mercado de trabalho que se torna cada vez mais exigente. Desse modo, um processo com aplicações distintas, além de sua alta empregabilidade no setor industrial, é o gerenciamento de recursos hídricos, processo ao qual são relacionadas diversas técnicas de sensoriamento e atuação, o que ressalta a importância de seu entendimento por parte dos alunos, seja pela compreensão do próprio processo ou até mesmo pelo conhecimento em aquisição de sinais de campo, processamento desses sinais, armazenamento e disposição em uma interface de alto nível (SCADA). Assim, o presente artigo descreve o desenvolvimento de um protótipo do sistema de distribuição de uma estação de tratamento de água (ETA) em escala reduzida, cujo diferencial é o emprego da interdisciplinaridade para seu desenvolvimento com destaque por exemplo para áreas como sistemas embarcados, automação, instrumentação, lógica e programação, com especial atenção para o sistema supervisório. Tudo isso a fim de apresentar aos discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Campus Formiga, um desafio similar ao que pode ser encontrado na atuação profissional como engenheiros, ressaltando a importância da prática de conceitos teóricos aprendidos.

Interdisciplinaridade. Automação. Sistema embarcado. Estação de tratamento de água.
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