Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3160

COMPORTAMENTO HIDRODINÂMICO DE LAGOA FACULTATIVA EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO ESTADO DO PARANÁ - BRASIL;

Flávia Aparecida Reitz Cardoso, Leandro Conti Garcia, Flávia Vieira da Silva Medeiros, THELMA PRETEL BRANDAO VECCHI, Eudes José Arantes;
Arquivo não encontrado

COBENGE20

[50] 15. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[177] 15.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral 

O método de tratamento do esgoto doméstico mais conhecido e também mais utilizado no país é o sistema de lagoas de estabilização, que é eficiente na remoção de poluentes orgânicos, mas pode apresentar problemas operacionais como acúmulo de sedimentos, zonas mortas e zonas de curto-circuito, por falta de manutenção ou erros operacionais, influenciando negativamente na eficiência do tratamento. O objetivo deste trabalho é avaliar o comportamento hidrodinâmico de uma lagoa facultativa no município de Campo Mourão - PR. A avaliação hidrodinâmica foi realizada por meio de fluidodinâmica computacional, a partir da qual foram identificados os principais problemas operacionais e áreas de ocorrência. Cinco regiões principais foram verificadas no leito da lagoa, acontecendo nestes locais os efeitos de recirculação, zona morta e zona de curto-circuito. Concluiu-se com este estudo que o acumulo irregular de sedimentos no leito da lagoa está associado à velocidade de entrada do efluente e ao formato irregular da geometria da lagoa, que contribuem para que o fluido não escoe de forma ordenada por todo o leito.

Comportamento hidrodinâmico. Fluidodinâmica computacional. Lagoa Facultativa. Saneamento básico. Tratamento de efluentes.
Voltar