Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3159

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUSO DE PODCAST COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA AULAS REMOTAS DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA DO COVID-19;

Raphael Amaral da Câmara;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[141] 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem 

Este trabalho apresenta a experiência de usar o Podcast como ferramenta pedagógica para as aulas remotas durante o período de pandemia do COVID-19. A ocorrência da pandemia trouxe implicações, muitas delas inéditas, em todas as áreas da sociedade: saúde, política, econômica, social etc. Na área da educação não foi diferente e, de maneira abrupta, teve-se que romper a metodologia tradicional de transmissão do conhecimento de forma presencial para a forma remota. Neste contexto, dentre inúmeras opções de ferramentas para o ensino remoto, como vídeo aulas, aulas ao vivo etc., o Podcast aparece como uma opção viável, principalmente quando se aplica uma metodologia de ensino remoto assíncrona e, principalmente, que possua um baixo volume de consumo de dados, facilitando a inclusão de estudantes que tenham dificuldades no acesso a uma internet banda larga ilimitada, contando apenas com acesso a redes móveis com capacidade limitada de dados disponíveis. A experiência do uso de Podcast está sendo aplicada em disciplinas do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará e é apresentado um resultado parcial da percepção dos alunos com relação ao uso da ferramenta.

Ensino remoto. Pandemia. Podcast.
Voltar