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ANÁLISE DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS COM APLICAÇÃO EM UM CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA;

Edson Baal;

COBENGE20

[37] 02. As novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Engenharia

[128] 02.1. Implantação ou implementação das novas DCNs nos cursos

Este trabalho apresenta uma revisão dos principais pontos das nova Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia (DCNs) e apresenta algumas ações realizadas no âmbito do curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Ibirubá, que vêm ao encontro das novas DCNs. As novas DCNs foram publicadas no ano de 2019, com o intuito de aprimorar a qualidade dos cursos de Engenharia no país, visto as demandas dos setores da sociedade onde atuam os Engenheiros. A adequação às diretrizes leva a uma importante reflexão sobre o projeto pedagógico do curso, sendo evidenciado nesse processo pontos positivos e negativos do curso de graduação. Destaca-se, nas novas DCNs, a necessidade de traçar o perfil do egresso como ponto de partida, e a partir disso, é delimitado o método de como o curso de graduação em Engenharia desenvolverá tal perfil nos alunos, cumprindo assim os objetivos propostos. A forma como são realizadas as atividades de ensino aprendizagem nos cursos também são discutidas nas diretrizes, que apontam pela primazia na utilização de metodologias ativas, afim de tornar o aluno um participante ativo de sua aprendizagem. No curso de Engenharia Mecânica analisado, diversas atividades, tais como projetos integradores e incentivo a participação dos alunos em eventos científicos já são realizadas, e fica como meta, a ampliação e a sistematização de tais atividades na adequação do projeto pedagógico do curso às novas DCNs.

Diretrizes curriculares nacionais. Engenharia mecânica. Metodologias ativas.
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