Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3155

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMRELATO TÉCNICO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS APLICADAS NA DISCIPLINA DE DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO: FAT-UERJ;

Nelson Tavares Matias, Paulo Sergio de Sena, José Glenio Medeiros de Barros, Maria Cristina Marcelino Bento;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

Sabemos que a educação tem passado por grandes transformações, mesmo antes da pandemia em que se estabeleceram novos paradigmas pedagógicos voltados a educação a distância. O objetivo deste artigo foi apresentar as experiências pedagógicas de ensinagem da disciplina, Desenvolvimento do Produto, realizada junto ao curso de Engenharia de Produção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro entre os períodos de 2013 até 2018. A estratégia para a elaboração descritiva das ações utilizou o relato técnico como modelo organizativo e enquetes não estruturadas. O desenvolvimento das ações se deu semestralmente conforme a oferta da disciplina indicada. A cada período uma proposta pedagógica era desenvolvida, promovendo os discentes a se depararem com experiências diferentes já ocorridas. As atividades visaram aproximar os discentes da realidade profissional, contrapondo-se a aula exclusivamente teórica. Os resultados encontrados foram positivos, segundo as devolutivas dadas pelos discentes ainda que de maneira informal. Em alguns casos, alunos cogitaram utilizar o tema desenvolvido na disciplina como trabalho de conclusão de curso, e o mais importante, foi o despertar do futuro engenheiro, para a prática do desenvolvimento de soluções que impactem positivamente os problemas da sociedade.

Engenharia de Produção. Ensino em Times. Educação Universitária. Voz do estudante. Emoção.
Voltar