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JOGO EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO E INCENTIVO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM RESIDÊNCIAS;
MARCELO ESTEV?O DA SILVA, RUTHIANY SOUZA OLIVEIRA, YN? DE QUEIROZ PONTE, M?RCIO ANDR? BAIMA AMORA;
Este trabalho é resultado de um projeto de extensão da Universidade Federal do
Ceará na cidade de Sobral/CE, que resultou no desenvolvimento de um jogo educativo,
construído a partir das plataformas Scratch, Android Studio e HTMLifier com o objetivo de
estimular consumidores residenciais de energia elétrica ao consumo consciente e eficiente.
Designado como "Bobcat Adventures", o jogo apresenta interface amigável e simples,
especificamente criado para ser acessível a todas as faixas etárias de consumidores
residenciais. Assim, o jogo é programado com blocos lógicos e em seguida é exportado para
diversos formatos, podendo-se jogar de forma online através de endereço eletrônico, de
forma offline através de execução de arquivo HTML em qualquer navegador de internet ou
através de um Android Package (APK). Desta forma, a aplicação de jogos no processo de
promoção da eficiência energética torna-se mais efetiva do que métodos convencionais, visto
que, não só estimula o raciocínio lógico como também incentiva de forma lúdica a
consciência de economia e ambiental do usuário. Outras atividades, também, são realizadas
no projeto de extensão, tais como palestras de eficiência energética e fontes alternativas de
energia realizadas em escolas e entidades civis, além da construção de maquete que ilustra o
consumo eficiente de energia elétrica em uma residência.
Android Studio, HTML, Scratch, Jogo Computacional, Eficiência Energética.