Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3149

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EXIGIDAS PELA ENGENHARIA 4.0 DENTRO DE UM MODELO DE EDUCAÇÃO TUTORIAL;

Eduardo Rodrigues Neto, Rayanne Lira Barros, José Matheus Anacleto Caldeira Alves, Karoline Alves de Melo Moraes, Willian Tcheldon Oliveira Santos;

COBENGE20

[46] 11. Programas Especiais

[164] 11.1. Grupos PET (Programas Especiais de Treinamento) 

A quarta revolução industrial, chamada de indústria 4.0, transformará a maneira como o profissional se relaciona e atua no mercado. Neste cenário de constante evolução tecnológica e foco maior nas competências sociais dos indivíduos (soft skills), é premente que o profissional esteja sempre pronto a aprender e acompanhar a constante evolução das ferramentas, e no contexto da engenharia não é diferente, com a nova engenharia, a Engenharia 4.0. A partir disso, dentro da necessidade de transformar a formação do novo engenheiro, se apresenta o Programa de Educação Tutorial - PET, programa que objetiva justamente garantir aos alunos do curso oportunidades de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais, promovendo uma formação global aos estudantes. Sendo assim, esse trabalho tem o objetivo realizar um diagnóstico das competências desenvolvidas durante a participação no programa, além de apresentar como o método tutorial é capaz de suprir as necessidades que a nova engenharia requer de seus profissionais. A partir de pesquisa com egressos, foi possível observar que boa parte das competências citadas como necessárias nesse novo cenário foram supridas pelas atividades do programa.

Educação Tutorial. Competências. Engenharia 4.0.
Voltar