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A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA ENGENHARIA: DISCUSSÃO DE OPORTUNIDADES QUE VÃO AO ENCONTRO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS;

Andre Luis Sousa Sena;

COBENGE20

[37] 02. As novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Engenharia

[129] 02.2. Estudos de caso

As Atividades de Extensão Universitária, está na constituição brasileira como um dos pilares da educação superior brasileira, foi instruída a partir Programa de Extensão Universitária pelo Decreto nº 6.495, de 30 de junho de 2008. (BRASIL,2018), tendo sua política regulamentada em 2012 (FORPROEXT,2012). A execução de projetos de extensão na área da Engenharia, quando bem fundamentada e modelada, pode representar uma atividade fundamental para o enriquecimento das habilidades humanísticas e técnicas dos estudantes envolvidos. Além disso, podem promover a aprendizagem significativa defendida pela teoria da aprendizagem de David Ausbel. As interações e influxos inerentes de uma atividade de uma extensão universitária estruturada, com envolvimento ativo dos estudantes junto à comunidade possui grandes chances de promover a autonomia de aprendizado dos estudantes, fazendo despertar a consciência da conexão de conhecimentos. A conexão entre o formalismo técnico científico, confrontados com as características e problemáticas da sociedade promovem o resgate e a construção de subsunçores, elemento relevante para a busca de soluções de Engenharia para solução dos problemas da vida real da sociedade. Além disso, a aproximação entre a academia e a comunidade ao seu redor permite a troca de experiências entre os saberes formais e informais, fomentando a democratização do conhecimento. Neste trabalho, o foco de discussão está relacionado em torno do potencial dos projetos de extensão envolvendo os cursos de engenharia. Nesse contexto, a questão central consiste na proposição de ações de articulação entre os saberes populares, formalismos científico/acadêmico associados às necessidades da sociedade moderna sem ferir as regulamentações que regem tanto a formação quanto a atuação dentro das áreas de competência da engenharia. Algumas iniciativas de Projetos de Extensão podem harmonizar as resoluções e normativas que regulamentam os estudos de Engenharia e a atuação do Engenheiro com vistas às expectativas da autonomia de aprendizado e visão empreendedora dos futuros(as) Engenheiros(as). Assim, neste trabalho, buscamos discutir e dar exemplos de algumas ações que permitam a viabilização de proposições de Projetos de Extensão dentro das competências e conhecimentos de estudantes da Engenharia, aproximando-se das ações da nova onda da cultura Maker, do envolvimento com Museus de Ciência e Tecnologia e do Ecossistema de Empreendedorismo.

Projetos de Extensões, Cultura Maker. Empreendedorismo, Startups, Museus.
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