Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3143

Aprendizagem prática através da extensão: Desenvolvimento de projetos para a comunidade de Cruzeirinho/PA;

Henrique Silva Moraes Filho, Thúlio Cesar Costa do Rosario, Nathasha Eloíza Paes de Vilhena, Nívea G B Albuquerque;

COBENGE20

[46] 11. Programas Especiais

[164] 11.1. Grupos PET (Programas Especiais de Treinamento) 

Este estudo descritivo-qualitativo busca retratar o valor da aprendizagem através de experiências associadas ao desenvolvimento de projetos de arquitetura, hidrossanitário, estrutural, fundação, elétrico e de previsão orçamentária voltadas para um contexto de vulnerabilidade social, como o caso da comunidade de Cruzeirinho, atendida pelas atividades de extensão pelo grupo PET Engenharia Civil da UFPA. A estratégia de colaboração utilizada para lidar com problemas reais foi adotar mapas mentais para o compartilhamento de ideias sobre as etapas do projeto, informações e especificações necessárias, a fim de minimizar desperdícios de tempo e recursos. Através dos resultados de um questionário auto avaliativo elaborado e aplicado entre os petianos (integrantes do Grupo PET Civil - UFPA) envolvidos, observou-se a pertinência e o impacto que a fixação de conhecimentos e habilidades favoreceu durante o processo, uma vez que permitiu identificar as interferências entre as diferentes pranchas elaboradas pelos subgrupos, ainda que a busca por soluções mais específicas tenha sido feita com professores e profissionais da área para corrigir as incompatibilidades, e proporcionou sugestões condizentes de custo acessível à renda limitada. Dessa forma, além de atenderem às expectativas sociais de implementação, as plantas também atenderam às prescrições normativas de projeto, indicando que a experiência de divisão estruturada entre os petianos e a natureza das tarefas atribuídas foram essenciais para adquirir as competências necessárias ao longo da atividade.

Impacto Social. Projetos. Aprendizagem. Desenvolvimento.
Voltar