Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3131

AS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO: RELATO DE UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA NOS CURSOS DE ENGENHARIA;

Erika Janine Maia Afonso, Lucas Vinicius Dias, Gabrieli Aparecida Vicentini, Sandra Mendes Dias;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

Os currículos dos cursos de Engenharia devem dar condições a seus egressos para adquirirem competências e habilidades ligadas a matemática e suas aplicações. Porém, pesquisas realizadas com graduandos de cursos de Engenharia em todo Brasil, apontam para a defasagem e dificuldade que estes acadêmicos apresentam nas disciplinas específicas do curso que envolvem a matemática básica. Diante deste cenário, seguindo as orientações e encaminhamentos da Investigação Matemática, neste artigo, apresentamos o relato do desenvolvimento de uma atividade investigativa que teve por objetivo verificar como os acadêmicos dos cursos de Engenharia identificam (constroem) as relações trigonométricas no triângulo. Para tanto, participaram da pesquisa 25 acadêmicos matriculados no 1º semestre dos cursos de Engenharia de uma IES. Os resultados revelaram que ao compreenderem/construírem as relações existentes entre o triângulo retângulo e os ângulos notáveis durante a realização da atividade, os acadêmicos puderam desenvolver o intuito de investigadores. Além disso, a atividade ajudou a aguçar a curiosidade nesses acadêmicos que se mostraram interessados e motivados durante todo o processo. Concluímos que a Investigação Matemática pode se constituir como um auxílio ao professor para o processo de ensino-aprendizagem da matemática básica no que diz respeito a ressignificação de conceitos.

Educação em Engenharia. Matemática básica. Trigonometria. Investigação Matemática.
Voltar