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APRENDIZAGEM ATIVA PARA SISTEMAS EMBARCADOS: UMA ABORDAGEM COM SIMULINK/STATEFLOW;

Pedro Ivo de Oliveira Tironi, Gustavo Lobato Campos, Patrick Santos de Oliveira;

COBENGE20

[50] 15. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[177] 15.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral 

Este artigo tem como objetivo apresentar um tutorial dos passos bases de desenvolvimento de sistemas embarcados, por meio da plataforma Arduino em conjunto ao software Simulink. Destaca-se ainda o intuito de contribuir para formação de futuros engenheiros, por meio de alternativa à usualmente empregada no ensino da área de microcontroladores. Este tema é baseado nas dificuldades encontradas pelos alunos na elaboração de um raciocínio lógico estruturado para a solução de problemas computacionais, a compreensão de conceitos e a complexidade/sintaxe dos algoritmos, que são frequentemente obstáculos para o aprendizado. Problemas com uso de alternativas a programação convencional (bottom-up) que podem ser suprimidos por lógicas visuais (blocos). Estas representam, por meio de estados e transições, toda a complexa cadeia de funções e estruturas contidas em um algoritmo. Alicerçado a este tópico, o texto apresenta ao leitor os conceitos chave para desenvolvimento de sistemas embarcados com duas ferramentas da MathWorks®: Simulink e Stateflow. Através de uma aprendizagem ativa é exposto um exemplo real, de forma que a partir deste o leitor se torne hábil a desenvolver diversos sistemas embarcados conforme seu interesse. A aplicação do Arduino a todo conceito envolvido conduz o leitor a um aprendizado facilitado por serem ferramentas de fácil uso.

Sistemas Embarcados. Simulink. Stateflow. Tutorial. Aprendizagem Ativa
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