3128
APRENDIZAGEM BASEADA EM DESAFIOS APLICADA EM CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO;
EDILSON CARLOS CARIT?, OT?VIO MARSON JUNIOR, CRISTIANE ROSE ROSSI MAZZONI, SILVIA SIDN?IA DA SILVA;
Hodiernamente, responsáveis pela condução de cursos de engenharia devem adotar metodologias de ensino-aprendizagem que contribuam ativamente para que os estudantes adquiram as habilidades e competências previstas nas diretrizes curriculares, bem como almejadas pelo mercado de trabalho. O objetivo desse estudo é apresentar o uso da metodologia da Aprendizagem Baseada em Desafios no processo ensino-aprendizagem de um curso de Engenharia de Computação de uma universidade privada do interior paulista. Trata-se de estudo exploratório-descritivo, de caráter quantiqualitativo. O estudo foi realizado no Curso de Engenharia de Computação de uma Instituição de Ensino Superior privada do interior paulista. Os dados foram coletados com o coordenador do curso e com uma amostra de 12 alunos finalistas das nove edições do Desafio. O coordenador do curso relatou a metodologia dos Desafios e os estudantes responderam sobre suas percepções ao participar das edições. Os resultados demonstraram que 100% dos alunos evidenciaram que o desafio contribui para a formação, permitindo aquisição de habilidades e competências; 92% mencionaram que a participação no desafio foi motivada pela busca de novos conhecimentos e enfatizaram que oportunizou o aprendizado de novas tecnologias, falar em público, trabalhar em equipe, estimular a criatividade, empreender e conseguir estágio. Considerando-se as percepções dos participantes, pode-se evidenciar que a Aprendizagem Baseada em Desafios coadjuva significativamente para a aquisição de competências necessárias aos engenheiros, principalmente, aquelas rotuladas como do século XXI: "colaboração, solução de problemas, iniciativa e empreendedorismo, criatividade e inovação, comunicação oral e escrita eficaz".
Aprendizagem Baseada em Desafios. Ensino de Engenharia. Processo Ensino-aprendizagem. Competências.