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O PROBLEMA DOS PÓRTICOS: UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA CONSTRUÍDA PARA A DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL INTEGRAL;
GABRIEL LOUREIRO DE LIMA, BARBARA LUTAIF BIANCHINI, ELOIZA GOMES, SIMONE LEAL SCHWERTL;
COBENGE20
[43] 08. Acolhimento de Ingressantes e Acompanhamento de Egressos
[152] 08.2. Nivelamento de conhecimento e orientação psicopedagógica e social
O objetivo deste artigo, um dos frutos das demandas provenientes de reflexões ocorridas nos encontros de 2017 a 2019 do Grupo de Trabalho Ciências Básicas e Matemática na Engenharia, vinculado à Associação Brasileira de Educação em Engenharia, é apresentar uma intervenção didática, desenvolvida, para uma disciplina inicial de Cálculo Diferencial e Integral, a partir de um problema clássico da Engenharia Civil - o problema dos pórticos - elaborado por meio do diálogo entre professores da área de Matemática e docentes que ministram disciplinas específicas ou profissionalizantes nos cursos de Engenharia da habilitação mencionada. Explicitamos o problema que contextualiza a intervenção proposta, planejada para ser desenvolvida em 12 horas/aula (aproximadamente 3 semanas com 4 horas/aula em cada uma delas), e, em seguida, detalhamos o que foi concebido para ser desenvolvido em cada uma das aulas contemplando tal intervenção. Entendemos que a proposta apresentada tem potencial para, na formação do futuro engenheiro, proporcionar o desenvolvimento ou a mobilização tanto de algumas competências gerais explicitadas nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Engenharia, quanto de competências específicas da área da Matemática postuladas por Mogens Niss.
Engenharia Civil. Problema dos Pórticos. Cálculo Diferencial e Integral. Intervenção Didática. Competências.