Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3120

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMETODOLOGIAS PEDAGÓGICAS ATIVAS SOBRE O PENSAMENTO DE ALBERT EINSTEIN APLICADAS EM MODELAGEM NA DISCIPLINA DE VIBRAÇÕES MECÂNICAS DA ENGENHARIA;

Rafael de Carvalho Puglisi, Luara Maria de Freitas Lobo;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[141] 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem 

O presente trabalho objetiva estudar as estratégias de ensino adotadas na Disciplina de Vibrações Mecânicas na graduação de Engenharia Mecânica pela análise do Plano Pedagógico do Curso (PPC) e análise comportamental dos discentes através de relato de professores da Escola Politécnica da USP, Centro Universitário FEI e outras IES, utilizando como referência o pensamento pedagógico de Albert Einstein. Trata-se de relatar as metodologias pedagógicas propostas que permitem compreender a evolução do ensino-aprendizagem dos discentes na interpretação da modelagem de sistemas dinâmicos, principalmente, na transição da estática para a dinâmica, que tem sido um dos maiores desafios enfrentados pela disciplina devido à contextos culturais e educacionais de entendimento do movimento, da estabilidade e controle. A escolha de Albert Einstein é devida suas contribuições científicas, sua carreira docente voltada para a compreensão da dinâmica dos corpos e a relevância de suas reflexões na construção de um pensamento pedagógico. O pensamento educacional de Einstein faz crítica ao autoritarismo no ensino, ressalta a importância da autonomia e criatividade na construção do saber e destaca a relevância ético-política da educação. Guiado por esse pensamento, o estudo propõe metodologias ativas utilizando a imaginação do aluno como ferramenta de ensino. Conclui-se que proporcionar um ambiente com metodologias que estimulem a imaginação e consequente criatividade do aluno geram baixos custos e são eficientes na diplomação de profissionais mais aptos a compreenderem a disciplina de vibrações, assim como na formação de cidadãos conscientes de sua responsabilidade ético-política na construção de uma a sociedade justa, equânime e fraterna.

Vibrações Mecânicas. Metodologias Ativas. Albert Einstein. Imaginação na Engenharia. Ética-política na Engenharia.
Voltar