3114
A INFLUÊNCIA DE GRUPOS DE ESTUDOS PARA A APRENDIZAGEM DE BIM - UM ESTUDO DE CASO: O GEBIM-UFJF;
ALDO RIBEIRO DE CARVALHO, DAVID MARCOS SOUZA REZENDE, PEDRO JOS? DE FREITAS LAZZARINI, MAURICIO LEONARDO AGUILAR MOLINA;
Arquivo não encontrado
Building Information Modeling (BIM) tem se apresentado como um novo paradigma para o mercado da construção civil. Buscando apresentar uma nova forma de se pensar o projeto, o BIM viabiliza diversos recursos e ferramentas para melhorar a qualidade do projeto. Com isso, o aprendizado e a implementação do BIM constituem uma necessidade para atender ao novo cenário profissional. As instituições de ensino não têm conseguido corresponder às necessidades de formação na área, principalmente devido à falta de atualização dos currículos para que elas possam acompanhar as inovações. O presente artigo tem como objetivo apresentar como os grupos de estudos podem auxiliar os discentes na aprendizagem de BIM como forma de cobrir as carências na formação de engenheiros e arquitetos. Para realizar esta pesquisa foi aplicado um questionário aos membros do Grupo de Estudos e Práticas em BIM da UFJF (GEBIM-UFJF) visando mapear o nível e a evolução de competências em BIM, tais como projeto, uso de softwares BIM e colaboração. Entre os resultados alcançados, foi possível observar que o trabalho em equipe tem sido eficaz para o aprendizado. Por outro lado, a pesquisa mostrou uma percepção, por parte dos alunos, quanto à falta de atualização dos currículos.
BIM. Ensino. Grade Curricular. Grupos de Estudo.