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Artigo


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A contribuição da teoria cognitiva de Vygotsky no ensino da gestão de projetos no contexto da engenharia de produção;

Mônica Holanda Santos, Rubens Alves Dias, Arminda Eugenia Marques Campos;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

Em razão das mudanças políticas e econômicas em âmbito mundial e da alteração dos comportamentos sociais e de aprendizagem, faz-se necessária para acompanhar o atual cenário e as necessidades do mercado de trabalho a adequação dos conteúdos estudados nas universidades. Nesse contexto, identifica-se a responsabilidade dos docentes na escolha de teorias educacionais como ferramentas voltadas aos processos de ensino e aprendizagem, de forma que o aluno domine os significados dos conteúdos ensinados e apresente condições de colocá-los em prática, na resolução de problemas nos diversos campos de atuação profissional. A adequação do ensino às necessidades referidas se apresenta na aplicação de teorias educacionais. O presente trabalho baseia-se na teoria sociointeracionista de Vygotsky como proposta de referencial teórico educacional no ensino da engenharia de produção no Brasil, tendo como projeto piloto a disciplina de Gestão de Projetos. Por meio de uma revisão bibliográfica foi possível identificar o estado da arte da teoria e suas respectivas aplicações no ensino, mostrando um significativo potencial de agregação de valor ao ensino da engenharia como um todo.

Engenharia de produção, Educação em ensino superior, Gestão de projetos, Teoria cognitiva, Vygotsky.
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