Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3108

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DIDÁTICO REDUZIDO DE ENSAIO DE PERFIS DE PAREDE FINA A TORÇÃO PARA O ENSINO DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS;

GILBERTO CARBONARI, André Campos de Moura, Antonio Roberto Fabri Leite;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

No ensino de Resistência dos Materiais e Análise de Estruturas, uma das principais dificuldades encontrada por docentes é a dificuldade, por parte dos alunos, para entender conceitos básicos de uma forma mais prática, devido principalmente pelo elevado grau de abstração requerido. Neste cenário, surgem métodos de ensino e aprendizagem que buscam ilustrar os conceitos em pauta através da resolução de problemas, despertando a curiosidade no discente e fazendo-o pesquisar formas de resolver o problema em questão. Pensando nisso, foi desenvolvido um sistema de ensaio didático de viga reduzida formada por perfis metálicos e fixada à uma base feita em acrílico, que pode ser submetida à Momento de Torção, entre outros carregamentos. Essa viga possui vinculação engastada-livre e auxilia os alunos no entendimento de conceitos como Torção, Deslocamento de Rotação, Centro de Torção, e diversos outros, além de possibilitar a medição do ângulo de rotação da viga devido à aplicação de um determinado Momento Torsor. Como resultado obteve-se uma boa compatibilidade entre os conceitos teóricos que serviram de base e o modelo prático, provando ser uma ferramenta de grande utilidade no ensino de Resistência dos Materiais.

Resistência dos Materiais. Análise de Estruturas. Modelo reduzido. Torção. Ensino da engenharia.
Voltar