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PLÁGIO: IMPACTO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS GRADUANDOS EM ENGENHARIA DE MINAS - UFOP;
PAULO HENRIQUE LIBERATO DA SILVA, GUILHERME HENRIQUE GUALANDI RODRIGUES, THIAGO DUARTE FIGUEIREDO, FRANCIELLE C?MARA NOGUEIRA, CARLOS ALBERTO PEREIRA;
COBENGE20
[50] 15. Temas Transversais à Educação em Engenharia
[177] 15.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral
O presente artigo teve como objetivo descrever o impacto do plágio nas atividades
desenvolvidas no Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Ouro
Preto. Para tanto, foi realizada uma pesquisa que contou com a participação dos corpos
discente e docente do curso. As respostas obtidas confirmaram que a prática do plágio por
parte dos alunos é induzida principalmente pelo desconhecimento das normas institucionais,
pelo descontentamento com os métodos de ensino e pela insegurança em realizar atividades
por conta própria. Foi possível observar que a impunidade com quem realiza o plágio,
associada à falta de conhecimento do estatuto por parte dos professores, e a escassez de
medidas de conscientização pela universidade fomentam a prática do plágio. Como forma de
controle dessa prática, foram propostas medidas como a orientação do corpo discente e
docente sobre o tema e a discussão sobre plágio em todas as disciplinas. Além disso, faz-se
importante a divulgação e aplicação rigorosa das regulamentações estabelecidas pelo Código
de Convivência Discente por todos os professores.
Plágio. Formação acadêmica. Educação. Escrita científica
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