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Artigo


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PLÁGIO: IMPACTO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS GRADUANDOS EM ENGENHARIA DE MINAS - UFOP;

PAULO HENRIQUE LIBERATO DA SILVA, GUILHERME HENRIQUE GUALANDI RODRIGUES, THIAGO DUARTE FIGUEIREDO, FRANCIELLE C?MARA NOGUEIRA, CARLOS ALBERTO PEREIRA;

COBENGE20

[50] 15. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[177] 15.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral 

O presente artigo teve como objetivo descrever o impacto do plágio nas atividades desenvolvidas no Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto. Para tanto, foi realizada uma pesquisa que contou com a participação dos corpos discente e docente do curso. As respostas obtidas confirmaram que a prática do plágio por parte dos alunos é induzida principalmente pelo desconhecimento das normas institucionais, pelo descontentamento com os métodos de ensino e pela insegurança em realizar atividades por conta própria. Foi possível observar que a impunidade com quem realiza o plágio, associada à falta de conhecimento do estatuto por parte dos professores, e a escassez de medidas de conscientização pela universidade fomentam a prática do plágio. Como forma de controle dessa prática, foram propostas medidas como a orientação do corpo discente e docente sobre o tema e a discussão sobre plágio em todas as disciplinas. Além disso, faz-se importante a divulgação e aplicação rigorosa das regulamentações estabelecidas pelo Código de Convivência Discente por todos os professores.

Plágio. Formação acadêmica. Educação. Escrita científica
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