Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3099

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EMPREENDEDORAS PELO USO DA FERRAMENTA EDLE EM DIFERENTES INSTITUIÇÕES E PERÍODOS DE CURSOS DE ENGENHARIAS DO BRASIL;

Karla Silva, Elzo Alves Aranha;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

A nova revolução industrial estabelece, aos engenheiros, a necessidade de novas competências, implicando na urgência de inovações e evoluções no ensino de engenharia. A conveniente analogia entre docência e empreendedorismo revela que a "Educação Empreendedora" possibilita desenvolvimento de habilidades típicas dos empreendedores, como liderança, visão, energia, "networking" e "weltanschauung". O objetivo da pesquisa é analisar as contribuições da ferramenta EDLE-Entrepreneurial Dynamic Learning, nas instituições educacionais brasileiras, para o desenvolvimento de competências empreendedoras dos estudantes de engenharia. A ferramenta utiliza princípios da educação para o empreendedorismo, aprendizagem ativa, design thinking e Taxonomia de Bloom. A coleta de dados contou com a participação de 7 professores de diferentes instituições de ensino, envolvendo um total de 257 alunos, do 1 ao 8 período, de 13 diferentes cursos de engenharias, além dos cursos de Arquitetura e Química. Os resultados da pesquisa são inovadores e produzem implicações práticas.

EDLE. Educação Empreendedora. Engenharia. Taxonomia de Bloom.
Voltar