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Artigo


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ANÁLISE QUANTITATIVA DAS ATITUDES DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA;

Anna Regina Corbo, Alexandre Esteves Ribeiro, Maria Clara Palermo de Souza Carvalho Caria;

COBENGE20

[50] 15. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[177] 15.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral 

A percepção do aluno sobre uma disciplina pode ser um dos fatores responsáveis por oferecê-lo a motivação necessária para seu aprendizado. Este trabalho investiga a relação existente entre a matemática e o estudante de engenharia, com o objetivo de mensurar a importância dessa relação na formação acadêmica e pessoal do aluno. Para isto, utilizou-se como instrumento o MAPS (Mathematics Attitudes and Perceptions Survey), um formulário padronizado com 32 afirmações, desenvolvido na University of British Columbia (EUA) em 2016. O MAPS visa perceber a existência de uma relação entre aprendizagem e afinidade de um aluno com a matemática. Estas afirmações são separadas em categorias que tratam de habilidades matemáticas relacionadas à confiança, solução de problemas, maturidade, interesse, vida real, coerência, entre outras. Desta forma, pode-se verificar em quais áreas os alunos têm suas perspectivas mais próximas ou afastadas de um padrão favorável à aprendizagem pré-estabelecido por especialistas. O formulário foi aplicado em um grupo de 104 alunos de segundo e terceiro anos de várias habilitações de engenharia em uma instituição pública brasileira. Os resultados foram tratados estatisticamente de modo a correlacionar as respostas obtidas com o padrão esperado para o bom ambiente de aprendizagem matemática. A aplicação do MAPS apresentou dados pertinentes que permitiu avaliar como um todo a existência de um vínculo entre o desempenho do aluno e de sua relação de afinidade com a matemática.

Aprendizagem matemática; Engenharia; Diagnóstico de atitudes; MAPS.
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