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Artigo


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AMBIENTES DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA PARA O ENSINO DE ENGENHARIA: PROPOSTA DE MAPA CONCEITUAL;

AUTIMIO BATISTA GUIMARAES FILHO, Fausto Ferreira Costa Guimarães, LILA MARTINS GUIMARAES;

COBENGE20

[41] 06. Educação a Distância e Formação Mediada por Tecnologia

[144] 06.1. Formação mediada por tecnologia 

Estamos numa intensa fase de desenvolvimento de ideias criativas com ferramentas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que projetam novos Ambientes de ensino/aprendizagem. Com a pandemia do COVID19, a Educação à Distância (EAD) passou a ser a solução diante da necessidade do afastamento social e muitas Instituições de Ensino Superior (IES) passaram a usar meios diversos, em todo mundo. Assim, este artigo, apresenta parte dos estudos para uma tese de doutorado, que avaliou as funcionalidades que devem possuir as ferramentas presentes nos Ambientes de Educação à Distância para suportar o ensino/aprendizagem, inclusive, de projeto de Engenharia, Arquitetura e Construção Civil. Para tanto teve como problema de pesquisa: Os Ambientes de Educação à distância apresentam ferramentas com funcionalidades capazes de suportar as ações de projeto colaborativo na área de Engenharia, Arquitetura e Construção Civil? Com este estudo chegou-se a um mapa conceitual de um Ambiente de Educação à Distância que apresenta ferramentas com funcionalidades necessárias para o ensino/aprendizagem, inclusive de disciplinas de Engenharia, Arquitetura e Construção Civil. Espera-se contribuir com a melhoria do ensino sobre tudo à distância na área de Engenharia de produção, Arquitetura e Construção Civil.

Palavras-chave: Educação à Distância, Ambientes de Educação, mapa conceitual, projeto colaborativo.
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