3082
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: RELATOS DE DISCENTES SOBRE ESTA MODALIDADE DE ENSINO DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA COVID-19;
?LLEN PATR?CIA DE ALBUQUERQUE CAVALCANTE, ADRIANA CARLA DE OLIVEIRA LOPES, ANNY CAROLINE LIMA SANTOS, DAVID OLIVEIRA SILVA, JOHNATAN FERREIRA DA SILVA, LA?S MANUELLE SANTOS PEREIRA, RAYANE MAYARA TEN?RIO MALAQUIAS;
COBENGE20
[41] 06. Educação a Distância e Formação Mediada por Tecnologia
[144] 06.1. Formação mediada por tecnologia
Este artigo tem como objetivo discutir, em um texto reflexivo, sobre a educação a distância (EAD), refletindo sobre suas concepções e os principais impactos na vida dos discentes no ensino superior. Inicialmente, buscou-se referências históricas e conceitos da EAD através da literatura para a ampla compreensão do tema aqui descrito. Através da metodologia de aplicação de questionários, assim como das descrições reflexivas dos autores, foi possível obter os dados necessários para a análise dos pontos positivos e negativos desta inovadora modalidade de ensino, tanto durante o período de um confinamento social (período vivenciado em uma pandemia), quanto nos demais períodos. Com base na reflexão dos autores, essa modalidade é inovadora e proporciona uma certa flexibilidade e conforto aos alunos, facilitando o acompanhamento das aulas, porém existem alguns fatores negativos como o despreparo de alguns docentes com relação aos recursos digitais, os quais a universidade disponibiliza como ferramentas oficiais para a prática do ensino; a dificuldade de acesso à internet dos estudantes; o comodismo de alguns alunos visto que têm flexibilidade nos horários de estudo; o prejuízo à saúde levando em consideração o tempo em frente a uma tela; entre outros aspectos. Ao ser feita uma análise dessa modalidade de ensino é possível entender não só a sua importância, mas também seu potencial para a melhoria educacional, porém torna-se indispensável que sejam sanadas carências, como capacitação de profissionais e oportunidade de acesso a uma rede de internet de qualidade para todos que necessitam e desejam aderir às aulas EAD.
Educação a distância. Impactos gerados. Reflexões. Ensino-aprendizagem.