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ABORDAGEM CDIO PARA ESCOLAS DE ENGENHARIA;
ANDRE LUIZ TENORIO REZENDE, RICARDO TEIXEIRA DA COSTA NETO;
O objetivo deste trabalho é apresentar a abordagem CDIO para o ensino de engenharia e o atual estágio das Instituições de Ensino Superior (IES) nacionais que são membros da Iniciativa CDIO. Devido à constante mudança na prática da engenharia, especialistas apontam que esta área caminha para um novo conceito de solução de problemas, impulsionado pela aceleração das mudanças dos novos tempos e do impacto direto da tecnologia da informática. Desta forma, a formação dos futuros engenheiros vem recebendo atenção especial para se adaptar aos novos tempos. Em 2019, o Ministério da Educação do Brasil elaborou as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de graduação em engenharia, com o objetivos de proporcionar ao mercado profissionais melhores e mais preparados para as novas demandas de engenharia. Neste contexto, a abordagem CDIO auxilia na montagem de um projeto pedagógico de curso que esteja alinhado com as novas necessidades da engenharia. Atualmente há seis IESs brasileiras que são membros da Iniciativa CDIO.
Abordagem CDIO, projeto pedagógico e formação de engenheiros