Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3080

DESENVOLVIMENTO E PADRONIZAÇÃO DE UMA ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO DOS CONCEITOS PERTINENTES A SISTEMAS DE PRODUÇÃO;

Murilo Pignaton Firme Christo, Lúcio Gomes Fontana, Kaylla Lage Jordão, Cintia Tavares do Carmo, Daniela da Gama e Silva Volpe Moreira de Moraes;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

Este trabalho consiste no desenvolvimento e padronização de uma atividade lúdica de ensino que segue os princípios norteadores da aprendizagem ativa, com o intuito de contribuir para a melhoria do ensino de conceitos de sistemas de produção do curso de Engenharia de Produção de uma instituição de ensino superior. Além disso, permite que os alunos desenvolvam competências para lidar e resolver problemas encontrados ao longo da vida profissional. O trabalho classifica-se como pesquisa empírica descritiva e, através dos resultados obtidos, conclui-se que a padronização da atividade por meio da utilização de procedimentos operacionais padrões (POPs) é fundamental, pois garante que a atividade será realizada de forma correta. Além disso, assegura a eficácia dos métodos de ensino utilizados, facilita e agiliza o preparo das aulas pelo professor e, consequentemente, economiza tempo de planejamento.

Educação em engenharia. Aprendizagem ativa. Padronização de atividades.
Voltar