Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3079

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROPOSTA MULTIMETODOLÓGICA DE ENSINO PARA A DISCIPLINA DE DESIGN DE PLACAS DE CIRCUITO IMPRESSO;

João Pedro Aguiar dos Santos, João I Y Ota;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[141] 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem 

O artigo apresenta uma proposta multimetodológica de enfrentamento à resistência dos discentes expostos às metodologias ativas, as quais são aplicadas em uma disciplina eletiva voltada ao estudo, análise e projeto de Placas de Circuitos Impressos (PCIs) dentro de um curso de Engenharia Elétrica. A extrema importância de formar profissionais autônomos no seu aperfeiçoamento, confortáveis no trabalho em equipe e capazes de interagir e discutir com clientes e colegas aspectos complexos ligados ao projeto de PCIs demanda o desenvolvimento de tais habilidades desde a etapa de formação do profissional. Metodologias ativas têm sido empregadas, em detrimento do método tradicional comportamental, na missão de ajudar os alunos a ir além da simples retenção de informação. A aprendizagem baseada em projetos (ABP) é uma excelente alterativa para a disciplina proposta, porém, problemas de relacionamento causados pelas relações interpessoais e a necessidade de aprendizagem autodidata enfrentadas pelos alunos, são algumas das principais barreiras à implementação efetiva da ABP. Dentro dos aspectos de Alinhamento Construtivo e da Taxonomia de Bloom, entende-se que metodologias que envolvam uma aproximação da relação entre aluno e professor e uma construção gradual e hierárquica de capacidades ao longo de um período criam as bases para os alunos desenvolverem tais habilidades. Propõe-se e detalha-se, assim, um programa disciplinar dividido em três etapas, nas quais métodos de avaliação distintos procuram facilitar a adaptação e aumentar o engajamento dos discentes de acordo com os objetivos educacionais esperados. O aspecto social e construtivo da proposta multimetodológica permite sua aplicação em qualquer disciplina que tenha a realização e análise de projetos em seu escopo.

Alinhamento Construtivo. Compatibilidade Eletromagnética. Design de Placas de Circuito Impresso. Educação em Engenharia. Taxonomia de Bloom.
Voltar