Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3075

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUma abordagem educacional acerca do elo entre os modelos teóricos físicos-matemáticos e soluções de engenharia;

Natan Sian das Neves;

COBENGE20

[50] 15. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[177] 15.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral 

As soluções de problemas físicos relacionados ao contexto de engenharia apresentam uma importância visível, devido carregarem intrinsicamente métodos, considerações, hipóteses simplificadoras e aplicações relevantes de interesse constante na elaboração de projetos de pesquisa cientifica-acadêmica e industrial. Sendo assim, essas soluções partem, em inúmeros casos, de modelos teóricos físicos-matemáticos descritos por equações diferenciais. Desta forma, o presente artigo busca realizar um estudo inicial acerca do elo entre os modelos teóricos e de solução, visando apresentar aspectos conceituais e aplicações. Para tanto, seguindo um escopo pedagógico e introdutório, usa-se como veículo de transmissão e exemplificação os procedimentos numéricos baseados da técnica de diferenças finitas. Os casos testes são direcionados com dois exemplos associados à análise de um sistema oscilatório livre amortecido e um problema de torção de barras retangulares. Em síntese, os resultados numéricos apresentaram o comportamento esperado, mostrando ser uma técnica de fácil aplicação e conceitualmente simples, sendo uma excelente ferramenta numérica para introduzir a utilização de métodos numéricos na engenharia aos discentes.

Engenharia. Diferenças Finitas. Educacional. Modelos teóricos.
Voltar