COBENGE20
[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem
[143] 05.4. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade
Na engenharia os problemas físicos estão frequentemente associados a fenômenos físicos da natureza governados por modelos matemáticos e princípios físicos. Esse processo de ensino de problemas de engenharia não é um tarefa fácil para os docentes, uma vez que esses problemas requerem usualmente teorias matemáticas abstratas, que podem causar em um primeiro momento aos discentes, uma dificuldade de assimilação do conteúdo. Desta maneira, associado a evolução dos recursos computacionais, o uso de interfaces gráficas educacionais no processo de ensino é uma excelente maneira de direcionar o aprendizado dos discentes. Sendo assim, o presente artigo apresenta um concepção e exemplo inicial acerca do uso de interfaces gráficas aplicada na engenharia. Para tanto, adota-se o problema estrutural de placas delgadas como veículo demonstrativo, apresentando a lógica utilizada, aspectos visuais e resultados que uma interface gráfica pode proporcionar a compreensão do usuário dos fenômenos físicos.
Engenharia. Interface gráfica. Aprendizado. Programa computacional.