Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3073

IMPLANTAÇÃO DE UM MÉTODO DE AVALIAÇÃO DIGITAL EM DISCIPLINAS DE FENÔMENOS FÍSICOS;

Gleyzer Martins, Ana Luiza Gonçalves César, EUGENIO PACCELI COSTA;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[142] 05.3. Avaliação de ensino e aprendizagem 

O processo de ensino e aprendizado envolve necessariamente a utilização de um método de avaliação flexível e eficiente. Esse método deve possibilitar o diagnóstico do aprendizado e direcionar os alunos com desempenho não satisfatório para novos ciclos e aprendizado, avaliação e diagnóstico. As disciplinas de análise de fenômenos de transporte e operações unitárias, apresentam turmas grandes com altas taxas de retenção e evasão. Neste trabalho, foi elaborado e implantado um método de avaliação, com a utilização de um software com propósito especifico, para a criação e correção dinâmica de atividades viabilizando os vários ciclos de aprendizado, avaliação e diagnóstico para turmas grandes. O software utilizado possibilitou a criação dinâmica de avaliações com base em um sorteio de questões de um banco de dados, realizando a correção automática e apresentando os resultados em uma interface de diagnóstico, permitindo, no final da avaliação, construir estratégias de aprendizado para direcionar os estudos dos discentes. Os resultados obtidos mostram que o método utilizado, por meio da interface amigável do software e com a apresentação organizada das questões e dos resultados da avaliação, teve uma boa aceitação por parte dos alunos.

ciclos de aprendizado, avaliação e diagnóstico, evasão e retenção escolar
Voltar