3071
Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMYoga como dispositivo ergonômico na sala de aula do ensino superior;
Rodrigo de Oliveira Rodrigues, Marcos Vinicius Bortolus;
COBENGE20
[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem
[143] 05.4. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade
Assim como o indivíduo e a sociedade, a educação também deve se manter em
constante transformação. Para tanto, é necessária a transversalidade e o atravessamento entre
conhecimentos e práticas. O objetivo deste trabalho é perceber se a prática de Yôga em sala
de aula do ensino superior produz efeitos nas atividades ali desenvolvidas. A metodologia das
práticas vem das técnicas do Yôga: pranayamas , pavanamuktásanas e mantras . A forma de
analisar os efeitos nos estudantes é feita a partir dos conceitos da ergonomia. São utilizados
questionários para avaliar os efeitos, sobretudo qualitativos, da prática em sala de aula. Um
dos principais efeitos percebidos é o aumento da concentração e da sensação de calma após a
prática.
Yôga, educação, ergonomia, sala de aula