Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3071

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMYoga como dispositivo ergonômico na sala de aula do ensino superior;

Rodrigo de Oliveira Rodrigues, Marcos Vinicius Bortolus;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[143] 05.4. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade 

Assim como o indivíduo e a sociedade, a educação também deve se manter em constante transformação. Para tanto, é necessária a transversalidade e o atravessamento entre conhecimentos e práticas. O objetivo deste trabalho é perceber se a prática de Yôga em sala de aula do ensino superior produz efeitos nas atividades ali desenvolvidas. A metodologia das práticas vem das técnicas do Yôga: pranayamas , pavanamuktásanas e mantras . A forma de analisar os efeitos nos estudantes é feita a partir dos conceitos da ergonomia. São utilizados questionários para avaliar os efeitos, sobretudo qualitativos, da prática em sala de aula. Um dos principais efeitos percebidos é o aumento da concentração e da sensação de calma após a prática.

Yôga, educação, ergonomia, sala de aula
Voltar