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Artigo


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PENSAMENTO CRÍTICO NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO;

CARLA ELIANA TODERO RITTER, NEIVA LARISANE KUYVEN, LUIZ HENRIQUE DIAS CORREA;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

A habilidade de pensar criticamente, a fim de resolver problemas e atuar de forma consciente, cidadã e técnica na sociedade é uma das definidas no perfil do engenheiro na legislação vigente, na busca de profissionais com capacidade na tomada de decisões assertivas. Nesse artigo, foram apresentadas algumas repostas aos questionamentos sobre o posicionamento de estudantes do primeiro semestre de diferentes cursos de Engenharia frente às buscas por informações, ao gerenciamento delas e a sua inferência na prática durante pandemia vivenciada no momento de redação deste. Verificou-se, no grupo estudado, que a busca por informações é criteriosa, o senso comum é questionado de modo tênue e ingênuo e a inferência do conhecimento está em processo de construção. Os estudantes da disciplina de Química apresentaram, no recorte desse trabalho, que o pensamento crítico em relação aos conhecimentos disseminados nos meios de comunicação confronta com o conhecimento científico. A defesa do uso de alguns materiais e de soluções de combate aos microrganismos foi fundamentada em pesquisas bibliográficas de fontes confiáveis, segundo os alunos. Isso fornece um olhar de que há critérios para a construção de um pensar mais reflexivo.

Habilidades. Competências. Pensamento Crítico. Formação de engenheiros.
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