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Artigo


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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMS3A: UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ATIVA;

Juliana de Santana Silva, Herman Augusto Lepikson, Armando Sá Ribeiro Júnior;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[142] 05.3. Avaliação de ensino e aprendizagem 

Nos últimos anos, o uso de métodos ativos de aprendizagem vem se destacando nos cursos de engenharia. Apesar dos benefícios promovidos por estes métodos, há desafios associados à avaliação da aprendizagem nos aspectos complexidade e precisão. Este trabalho propõe o Sistema de Avaliação da Aprendizagem Ativa - S3A como modelo de avaliação da aprendizagem apto a analisar o desenvolvimento das competências dos alunos em diversos contextos, com ênfase no processo. O S3A foi implementado integrando a metodologia Problem Based Learning - PBL com a metodologia convencional (aulas expositivas e avaliação de conteúdo), nos cursos de engenharia e arquitetura oferecidos por uma instituição pública, utilizando como métrica de análise os conceitos de: (i) eficiência: relação custo - benefício;(ii) eficácia: análise do alcance de metas; (iii) efetividade; análise das transformações (contribuições potenciais). Este modelo avaliou o desenvolvimento de 12 competências nos contextos de aprendizagens colaborativa, autônoma, direcionada, por erro e de autoavaliação. Este estudo concluiu que o S3A apresenta como benefícios (i) um modelo de avaliação que viabiliza análise do desenvolvimento de competência em contextos diversos, (ii) permite o acompanhamento, análise de perfil do aluno, (iii) é acoplável aos instrumentos disponíveis de avaliação e métodos ativos, (iv) apresenta parâmetros que viabilizam a análise da aprendizagem individual em contextos de projetos em grupo e precisão no conhecimento adquirido de modo especificado. Por outro lado, o custo devido ao tempo de implementação foi considerado alto. Além disso, houve limitações experimentais e temporais, o que sugere trabalhos futuros para automatização e testes com amostras maiores.

Avaliação dinâmica. Aprendizagem ativa. Aprendizagem autônoma.
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